quarta-feira, 1 de outubro de 2008

"Adornos do Coração"

"O vosso adorno não seja o enfeite exterior, como as trançasdos cabelos, o uso de jóias de ouro, ou o luxo dos vestidos,mas seja o do íntimo do coração, no incorruptível traje deum espírito manso e tranq&utrema;ilo, que é preciso diante de Deus"(1 Pedro 3:3, 4).
A raposa e o leopardo estavam disputando sobre qual delesera o que possuía maior beleza. O leopardo exibiu, um porum, todos os lugares ornamentados de sua pele. A raposa,interrompendo-o, falou: "Muito maior beleza do que a sua eutenho, não pela decoração do corpo, mas da mente." É tristeconstatar que as pessoas, como os animais de nossailustração, se preocupam mais com a beleza física exteriordo que com a beleza espiritual, interior.
A vaidade nos conduz, celeremente, a tentativas incessantesde mostrar aquilo que somos ou julgamos ser. Parece que,para nós, o mais importante não é o que somos ou julgamosser, mas que sejamos notados e reconhecidos pelos demais.Para que nosso ego seja alimentado, exibimo-nos e esperamosansiosos pelos "merecidos"elogios e aplausos.
Mas os adornos que notabilizam uma pessoa não são aquelesproduzidos exteriormente. Um cabelo bem arrumado, uma roupaadequada para a ocasião, uma jóia de alto valor, podemtornar uma pessoa um pouco mais bonita por um momento, masao trocá-las tudo pode mudar. Um rosto bonito e um corpo bemcuidado também embelezam uma pessoa, mas isso também não édefinitivo.
A verdadeira beleza, que encanta o mundo e alegra o coraçãode Deus não pode ser retratada por uma máquina fotográfica.Ela vem de dentro do coração e inspira transformação em todoo ambiente. Uma veste de ternura e amor embeleza mais umapessoa que os trajes produzidos pelos mais caros estilistasdesse mundo.
E esta beleza não é privilégio dos que possuem maisdinheiro. Ela não está à venda. É adquirida gratuitamentepor todos que, com humildade, a buscam diante do Senhor, como propósito de ser uma bênção nas mãos de Deus.