sexta-feira, 25 de junho de 2010

"O CORAÇÃO"


Sobre tudo o que se deve guardar,
guarda o teu coração,
porque dele procedem as fontes da
vida." Pv. 4:23




DEFINIÇÃO DE CORAÇÃO --> O povo da atualidade geralmente considera que o cérebro é o centro da atividade humana. A bíblia, no entanto, refere-se ao coração como esse centro; "dele procedem as saídas da vida"( Lucas 6:45) O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca.


Biblicamente, o coração pode ser considerado como algo que abarca a totalidade do nosso intelecto, emoção e volição. (Marcos 7:20, 21, 22 e 23) E dizia: O que sai do homem isso contamina o homem.Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios,Os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura.Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem



NO
CORAÇÃO ESTÁ A FONTE DOS DESEJOS E DAS DECISÕES. SEGUIR A DEUS E CONHECER OS SEUS CAMINHOS REQUER UMA FIRME DECISÃO DE PERMANECERMOS DEDICADOS À ELE, BUSCANDO EM PRIMEIRO LUGAR O REINO E SUA JUSTIÇA. (Mateus 6:33)
SE A NOSSA FOME E SEDE POR DEUS E PELO SEU REINO ARREFECER, DEVEMOS REAVALIAR NOSSAS PRIORIDADES, ADMITIR COM HONESTIDADE A NOSSA FRIEZA E ORAR FERVENTEMENTE POR UMA RENOVAÇÃO DO NOSSO ANSEIO POR DEUS E POR SUA GRAÇA. DEIXAR DE "GUARDAR" O NOSSO CORAÇÃO, NOS FARÁ SAIR DO CAMINHO SEGURO E CAIR NA ARMADILHA DESTRUIDORA. VIGIANDO O NOSSO CORAÇÃO COM TODA DILIGÊNCIA, TEREMOS CAMINHOS APLAINADOS PELA GRAÇA E BONDADE DE DEUS.


Provérbios 4:23

O coração é o centro do intelecto.

As pessoas sabem as coisas em seus corações: Sabes, pois, no teu coração que, como um homem castiga a seu filho, assim te castiga o SENHOR teu Deus. (Dt.8:5)

Oram no coração: E sucedeu que, perseverando ela em orar perante o SENHOR, Eli observou a sua boca.Porquanto Ana no seu coração falava; só se moviam os seus lábios, porém não se ouvia a sua voz; pelo que Eli a teve por embriagada. (1sm. 1:12 e 13)

Meditam no coração: Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, SENHOR, Rocha minha e Redentor meu! (sl.19:14)

Escondem a palavra de Deus no coração: Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti. (Sl. 119:11)

Maquinam males no coração: Que pensa o mal no coração; continuamente se ajuntam para a guerra.(Sl.140:2)

Pensam no coração: E Jesus, conhecendo logo em seu espírito que assim arrazoavam entre si, lhes disse: Por que arrazoais sobre estas coisas em vossos corações? (Mc. 2:8)

Duvidam no coração: Porque em verdade vos digo que qualquer que disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz, tudo o que disser lhe será feito. (Mc. 11:23)

Cantam no coração: Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração; (Ef. 5:19)

Crêem no coração: A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. (Rm. 10:9)

TODAS ESSAS AÇÕES DO CORAÇÃO SÃO PRIMORDIALMENTE FATOS A ENVOLVER A MENTE.

O CORAÇÃO É O CENTRO DAS EMOÇÕES:


A bíblia fala a respeito

do coração alegre:
(Êx. 4:14) Então se acendeu a ira do SENHOR contra Moisés, e disse: Não é Arão, o levita, teu irmão? Eu sei que ele falará muito bem; e eis que ele também sai ao teu encontro; e, vendo-te, se alegrará em seu coração.

Do coração amoroso: (Dt. 6:5) Amarás, pois, o SENHOR teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças.

Do coração medroso: (Js. 5:1) E SUCEDEU que, ouvindo todos os reis dos amorreus, que habitavam deste lado do Jordão, ao ocidente, e todos os reis dos cananeus, que estavam ao pé do mar, que o SENHOR tinha secado as águas do Jordão, de diante dos filhos de Israel, até que passassem, desfaleceu-se-lhes o coração, e não houve mais ânimo neles, por causa dos filhos de Israel.

Do coração corajoso: (Sl. 27:14) Espera no SENHOR, anima-te, e ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no SENHOR.

Do coração arrependido: (Sl. 51:17) Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.

Do coração avivado: (Is. 57:15) Porque assim diz o Alto e o Sublime, que habita na eternidade, e cujo nome é Santo: Num alto e santo lugar habito; como também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos, e para vivificar o coração dos contritos.

Do coração angustiado: (Jr. 4:19) Ah, entranhas minhas, entranhas minhas! Estou com dores no meu coração! O meu coração se agita em mim. Não posso me calar; porque tu, ó minha alma, ouviste o som da trombeta e o alarido da guerra. (Rm. 9:2) Que tenho grande tristeza e contínua dor no meu coração.

Do coração gozoso: (Jr. 15:16) Achando-se as tuas palavras, logo as comi, e a tua palavra foi para mim o gozo e alegria do meu coração; porque pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR Deus dos Exércitos.

Do coração pesaroso: (Lm. 2:18) O coração deles clamou ao Senhor: Ó muralha da filha de Sião, corram as tuas lágrimas como um ribeiro, de dia e de noite; não te dês descanso, nem parem as meninas de teus olhos.

Do coração humilde: (Mt. 11:29) Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.

Do coração ardente pela palavra do Senhor: (Lc. 24:32) E disseram um para o outro: Porventura não ardia em nós o nosso coração quando, pelo caminho, nos falava, e quando nos abria as Escrituras?

Do coração perturbado: (Jo. 14:1) NÃO se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.

TODAS ESSAS ATITUDES SÃO DE NATUREZA EMOCIONAL.

Nenhum comentário: