domingo, 23 de fevereiro de 2014

"NAAMÃ É CURADO DO CORPO, DA ALMA E DO ESPÍRITO."



Texto: 2 Rs 5.19
Tema: Naamã é curado do corpo, da alma e do espírito

Introdução:
        Através do texto lido conhecemos a história de um homem muito conceituoso comandante do rei da Síria , herói de guerra, pois através dele, Deus havia dado livramento aos Sírios dos ataques de Israel.Aos olhos de quem não sabia do seu problema, que era a lepra, diria: Naamã tem tudo para ser um homem realizado,  feliz ,honrado e valoroso pois era muito respeitado por todos.Porém não era bem assim,Naamã tinha um grande problema, a lepra.

1.Naamã tinha uma doença na carne  (v. 1)
*  ( a lepra) não era só uma doença biológica, era uma doença preconceituosa. Naquela época o sujeito com lepra, muitas vezes tinha de ficar em local isolado para que não houvesse contaminação com outras pessoas, A lepra  tem uma característica de perda da sensibilidade na pele, e podemos comparar com o pecado.O pecado torna as pessoas insensível.E com a insensibilidade ela não vê o pecado como pecado ela se torna orgulhosa e soberba e presunçosa mas não é só essa doença que Naamã tinha.
2.Naamã tinha uma doença na alma (vs 11,12)
* (O orgulho e a soberba) primeiro por não ser recepcionado pelo profeta pessoalmente,  “ pensei que ele iria me encontrar, e colocar-se ia de pé e iria invocar o nome do Senhor e ficaria curado  ( v.11)”, segundo  em achar que na sua terra teria rios melhores que os de Israel( v12 ), talvez esse seja o nosso problema ,em alguma situação, achamos que somos importantes,as vezes por termos um alto cargo , por acharmos que pertencermos a maior  e mais bonita igreja. Ai o seu líder te manda para um a igreja que só tem 10 pessoas lá no fim do mundo.  Então  você diz: não ! eu sou um bacharel em teologia,  como que o pastor presidente me manda para aquela igreja tão pequena tão simples, como vou mostrar quem eu sou? Orgulhoso e soberbo!
3.Naamã tinha uma doença no espírito
* ( A idolatria v.17,18) talvez essa seria a pior doença de Naamã  adorar ao deus Rimon (deus do vento e da chuva em Damasco) e hoje vemos crentes caindo em escandalos por causa do deus chamado dinheiro, pessoas que não tem compromisso com a igreja e só pensam em ganhar ,ganhar, e ganhar dinheiro , em serem reconhecidos, enfim. Afinal não é só imagem de escultura que é idolatria, mas tudo o que é colocado no lugar de Deus em nossa vida.


Três passos para alcançar a cura que precisamos, seja ela da carne da alma ou do espírito:

1 - A humilhação    
( 2 Cr 7.14)” Se o meu povo que se chama pelo meu nome se humilhar...”
Naamã se humilhou deixando sua cidade para ir buscar cura à uma cidade inimiga.
 Humilhado por não ser recebido com honra pelo profeta Eliseu.
 Mergulhar sete vezes num rio que considerava pior que o da sua cidade.

2 - A  obediência e a perseverança
( 1Samuel 15.22; Mt 15.21-28) “... Eis que é melhor obedecer do que sacrificar...”
Naamã obedeceu ao  profeta quando lhe  mandou dizer para  ir e mergulhar sete vezes. E ele o fez com perseverança.

3 - A fé
(Lc 7.2-10) O centurião disse: ”Dize, porém,  uma palavra, e meu criado será curado” e  seu criado foi curado pela fé.
Naamã  creu mergulhando sete vezes e ficou curado, do espírito, da alma e do corpo, quando se converteu.

Conclusão:
       Concluo esta mensagem lembrando que,  seja  quem você for  ou qual seja a sua função,  sem a humilhação, obediência ,  perseverança e a fé, não vamos conseguir nada do que precisamos ,portanto, se precisar se humilhar,  se humilhe, se precisar pedir perdão, peça, se precisar pedir  desculpa, peça, e se Deus quiser agir em uma das áreas de sua vida, não questione,  submeta-se, pois Ele sabe o melhor método de agir e nossa vida.

Nenhum comentário: