quinta-feira, 24 de abril de 2014

"O bem vence o mal"


 “Não se deixe vencer do mal, mas vence o mal com o bem.”
(Romanos 12:21)
O mal está em todo lugar e muitas vezes dentro de nós. Ciúmes, invejas, competições, acomodações, é o mal dentro de nós e precisamos vencê-lo. Mesmo que o mal esteja espalhado em nossa geração, o cristão não pode usar o mal contra o mal. Vencer o mal é uma luta em todas as áreas da nossa vida.
A nossa problemática é: O que usaremos para vencer o mal?
Nada nos dá o direito de usar o mal. Jesus nunca usou o mal para vencer o mal, e esse é o grande diferencial. Viver dessa forma se baseia numa decisão pessoal de confiar em Deus.
O munda jaz no maligno, porém se temos força interna para dizermos não ao mal, vencemos na confiança no que Deus nos ensina. Deus está no controle, por isso o bem existe e nós podemos lutar. Devemos ter fé em Jesus e na Sua palavra.
Deus exerce Seu controle nas nossas vidas e só é possível fazer o bem por causa da existência de Cristo. O dia em que Deus não tiver o controle sobre as nossas vidas, seremos pessoas fingidas.
Não se deixar vencer pelo mal é uma decisão que somente cada um de nós, em particular, pode tomar. Depois dessa decisão, não haverá espaço para vitimação. É a minha decisão diante do mal, a decisão de vencê-lo com o bem. O bem e o mal existem e cabe a nós escolhermos qual arma queremos usar. Pela natureza humana, facilmente usaremos o mal, porém, o lado mais forte é o bem, pois há mais força no bem do que no mal.
Muitas vezes nós paramos no meio do caminho na luta contra o mal. Devemos persistir e lutar sem jamais desistir. Se usarmos o mal para vencer o mal, nos tornaremos o próprio mal. Não temos desculpa para fazer o mal se devemos fazer o bem.
Romanos 13:1-14
Como vencer o mal com o bem na prática?
O primeiro princípio do bem que vence o mal é o da obediência à autoridade.
Cada um de nós, pessoalmente, precisa decidir na alma, obedecer. Ninguém pode tirar de nós essa decisão. O nosso problema é que obedecemos somente até onde nos é conveniente.
Devemos obedecer à Deus e às autoridades ao mesmo tempo. Toda obediência à autoridade que fere qualquer princípio da palavra de Deus, não se deve obedecer. Porém tudo aquilo que não fere os princípios bíblicos deve ser obedecido.
O que é estar sujeito?
Não é obedecer com raiva. É ser, voluntariamente, sujeito à alguém que é maior do que nós e que está ali para nos orientar. Precisamos aprender a obedecer, nos sujeitando às autoridades que Deus coloca em nossas vidas.
Para usarmos as armas do bem, precisamos nos apegar à Deus e nos sujeitar à Ele, pois Ele é a primeira autoridade a qual devemos nos sujeitar. Quem é que gosta, nos dias de hoje, de ser direcionado? Quem quer estar sujeito à outro alguém? O grande problema é que todos buscam seus direitos e não há submissão.
Precisamos parar para pensar se obedecemos aos nossos pais, chefes, líderes, maridos ou qualquer outra autoridade por amor. Ser um cristão e obedecer às autoridades é muito melhor do que qualquer conquista ou posição social.
O bem vence sempre em todas as ocasiões e hipóteses, mesmo que no primeiro momento não nos pareça algo favorável. Para seguir a Jesus precisamos morrer para nós, mas o problema é que não queremos mais a cruz, que é a morte do nosso ego.
Quando não nos sujeitamos conscientemente às autoridades, o Reino de Deus não é implantado.
Todas as autoridades só existem por permissão de Deus. Aquela autoridade que não age legitimamente irá prestar contas com Deus, pois foi instituída por Ele.
Não podemos nos conformar com o mal. Deus existe e Ele é bom, assim, a igreja deve crer que Deus é a fonte de toda autoridade e Ele tem o controle. Se há desobediência em nosso coração, precisamos resolver com Deus.
João 19:10-11
Para Jesus, Deus estava no controle. Ele confiava no Pai e foi obediente às autoridades até mesmo no momento de sua morte. Jesus em nenhum momento se fez de vítima, mas, voluntariamente entregou Sua vida.
A solução para vivermos uma vida que agrada à Deus em obediência, é entregar nossa vida todos os dias, como uma oferta total e com toda boa vontade.
Jesus fez revolução com obediência.
Deus autoriza homens e estes respondem pelos seus atos. De qualquer forma, Deus permanece sempre no controle. A nossa opção é a sujeição, é a obediência. Quem resiste à ordenação de Deus, trará sobre si condenação.
O que resta pra nós em meio a este mundo tão conturbado, é sermos obedientes até o fim, até a morte. Todos nós podemos lutar contra o mal enquanto resistirmos ao pecado. Que venhamos obedecer fazendo o bem e nos posicionando a favor desse bem contra o mal, nos voltando para Deus.

Mensagem: Pr. Diogo 

IBMG

Nenhum comentário: